Quer crescer no trabalho? Construa sua trilha de carreira em 3 passos
- FL
- 27 de mar. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 5 de ago. de 2023

Você já parou para planejar sua carreira ?
“Já não é mais a empresa que diz como será a carreira do colaborador. O profissional é o principal responsável por identificar onde deseja estar daqui a alguns anos e, a partir daí, entender o que precisa ser feito para chegar lá. É preciso ser o protagonista desse processo.”
Como colocar a trilha de carreira em prática?
Para muitos profissionais, o conceito de trilha de carreira já está bastante claro. Mas, na hora de colocá-lo em prática, eles nem sempre sabem qual o melhor caminho a seguir.
Isso também acontece com você? Se sim, veja quais são as recomendações do nosso analista de People & Culture, Heber Martins, para que construa sua própria trilha rumo ao sucesso profissional!
PRIMEIRA ETAPA: IDENTIFICAÇÃO
Quando falamos em trilha de carreira, a etapa mais importante é a da identificação. Busque compreender o que faz sentido para você, o que gosta de fazer, o que te motiva a trabalhar todos os dias. Isso vai ajudar você a entender melhor o que deseja para a sua carreira a partir dos seus valores pessoais.
SEGUNDA ETAPA: MAPEAMENTO DE MERCADO
Passada a primeira fase, é preciso mapear o que o mercado tem buscado no profissional que você quer ser.
Suponhamos que queira trabalhar com Treinamento & Desenvolvimento de Pessoas. Sua tarefa, então, será listar quais são as habilidades e competências — técnicas e comportamentais — necessárias para quem deseja atuar e ser bem-sucedido nessa área.
TERCEIRA ETAPA: DESENVOLVIMENTO CONTÍNUO
Como dissemos, o mercado de trabalho é dinâmico e muda a um ritmo cada vez mais veloz — especialmente pelo rápido avanço digital e por demandas urgentes vindas dos consumidores e da sociedade.
Logo, após identificar o que você quer para a sua carreira e quais são as competências e experiências que ainda precisa adquirir para se aproximar, cada vez mais, da posição que pretende galgar, o próximo passo é o desenvolvimento contínuo. Ou seja, a trilha profissional é algo para toda a vida.
Boa notícia: aprender nunca foi tão fácil
Se você acha que é preciso investir muito dinheiro para se desenvolver em sua profissão de maneira contínua, saiba que há muitas formas de adquirir conhecimento.
Práticas organizacionais que estimulam o desenvolvimento profissional
Quando um profissional está disposto a aprender e se desenvolver de forma contínua, muito provavelmente atuará com enfoque em trazer resultados positivos para a companhia.
Nesse sentido, algumas ações são importantes por instigar os profissionais a desenvolverem as habilidades que precisam para alcançar os objetivos de carreira, tais como:
Avaliações de desempenho;
Rodadas de feedback entre gestores e colaboradores;
Programas de Treinamento e Desenvolvimento (T&D).
Sendo assim, aproveite as ações e as oportunidades oferecidas por sua empresa para aprimorar habilidades e competências e, dessa maneira, seguir a trajetória profissional que tanto almeja e faz sentido para você.
E então, nossas dicas te ajudaram a construir sua própria trilha de carreira? Lembre-se de que, em um mundo do trabalho tão dinâmico, você é o protagonista da sua vida profissional. Portanto, a busca por se desenvolver para atingir os objetivos deve ser contínua. Vá em frente!
Comentários